Somos Guardiões da Luz
À.·.G.·.D.·.G.·.A.·.D.·.U.·.
Somos Guardiões da Luz
A Luz é o primeiro símbolo apresentado ao neófito quando de sua iniciação seguindo-o durante toda sua carreira maçônica. A Luz na Maçonaria possui vários significados. Ela pode ser interpretada como Verdade, Conhecimento, Ciência, Saber, instrução e prática de todas as virtudes. Quando um profano é Iniciado, recebe a luz. É a meta do iniciado-maçom que vem do ocidente ao oriente em sua busca.
Quando ao retirar a venda dos olhos e são acesas as luzes materiais é dada a luz, a Luz do Conhecimento, da Sabedoria, dos Segredos e Mistérios da Sublime Ordem que lhes serão revelados. Além disso, outras luzes lhe serão dadas, as luzes emblemáticas, o sinal, o toque e a palavra do grau e, por fim, a insígnia distintiva de um maçom, o avental.
Dessa forma, a palavra Luz contém uma grande alusão à verdadeira essência da Maçonaria, pois encerra extensa significação, todos os outros Símbolos da Ordem. Os maçons têm são denominados filhos da Luz, por serem possuidores do verdadeiro sentido do Símbolo, enquanto consideramos os não-Iniciados, que não receberam este conhecimento, como estando nas trevas. Entre os antigos, a luz foi adorada como fonte do bem e a escuridão, negação da luz, abominada como a causa do mal.
Também, o primeiro ano do calendário maçônico designa-se por "A Verdadeira Luz" (Anno Lucis em latim, A.·.L.·.). Marca o início da "Era da Verdadeira Luz" (VL). A criação desta data deve-se ao Arcebispo de Armagh, James Ussher, nascido em Dublin, em 1580. Este calendário adiciona 4.000 anos à data atual, considerando a criação do mundo desde a Génesis.
Portando, a LUZ é conhecimento que se recebe ao entrar na Maçonaria, quer do ponto de vista racional e moral, quer simbólico, e cuja intensidade aumenta à medida que se sobe na hierarquia dos graus. É a oposição às trevas do mundo profano. E por sermos maçons Livres e Aceitos, somos guardiões da luz.
Nelson Raposo Braga Neto, Apr.·.M.·.
Loja Guardiões da Luz, n.° 64
Or.·. de Gameleira/PE, em 18 de agosto de 2010 da E.·.V.·. e 6010 da V.·.L.·.